O Google Analytics é um serviço gratuito do Google, que monitora quase todo o tráfego que passa pelo seu site. É uma ferramenta imprescindível que todo blog, loja ou site deve ter, e que todo proprietário ou gedstor deve saber usar. Não é à toa, portanto, que existem tantas formas de incluir o GA no seu blog. São dezenas de plugins, todos prometendo a mesma coisa, sem contar a miríade de temas que já fornece algum suporte para inserção do tracker do GA (sim, eu chamo o Google Analytics intimamente de "G.A.").

Em sua grande maioria, porém, essas soluções são incompletas ou simplesmente porcas. Muitas são simplesmente burras, com um campo para você colar o código que o GA mesmo fornece, e ela só o insere no lugar (e nem sempre é o lugar certo). Outras são mais espertas, e pedem apenas a chave de identificação (o famoso UA-XXXXXX), mas falham ao não oferecem mais opções de configuração. Afinal, o GA não gera o código definitivo e personalizado para seu site, mas apenas uma solução padrão, mínima. E nem vou comentar as soluções que não lidam com o Analytics 4 (o GA4, a última versão do GA).

Portanto, qual a melhor forma de garantir que o GA monitore seu tráfego?

Plugin de Google Analytics para WordPress

De longe, o melhor plugin para Google Analytics que eu já usei é o Monster Insights, que antigamente era fornecido pela Yoast (a mesma do plugin de SEO). Ele é pago, mas a versão gratuita é boa o bastante para quase todo mundo. Para começar, ele aceita a chave de identificação (UA-XXXXXX) ou meu método preferido, que é a vinculação pela conta Google. Usando essa autenticação, você escolhe diretamente a propriedade usada no monitoramento, sem precisar saber a chave, e ainda ganha algumas relatórios úteis dentro do painel WordPress (e mesmo relatórios semanais por e-mail). Claro que você precisa usar uma conta Google com acesso à tal propriedade. O plugin não grava sua senha, mas usa a autenticação OAuth do Google para conseguir a autorização necessária.

Uma vez autenticado e escolhida a propriedade (ou a chave sido informada), a configuração parte para aspectos mais específicos, que para quem entende de GA são bem claros. Em particular, a aba Universal é de extrema importância, pois permite configurar um aspecto muito legal que é a Informação Demográfica.

O código completo é gerado e inserido no final do da página, o local recomendado pelo Google (apesar da documentação conflituosa a esse respeito). Acontece que, nessa posição, o tracker JavaScript é ativado antes de outras partes potencialmente importantes do conteúdo, supostamente atrasando o carregamento da página. Porém, esse atraso é mínimo e o carregamento adiantado permite perceber melhor as rejeições do usuário, que às vezes não espera sua página carregar. Isso melhora as métricas disponíveis para análise de Taxa de Rejeição. Para mim, um pequeno atraso é um preço justo a ser pago pela informação. Além disso, esse tipo de instalação torna mais prática a verificação do domínio junto ao Google (por exemplo, no Search Console).

Acompanhamento de Tráfego no Dashboard

Um outro benefício interessante do plugin Monster Insights é que você não precisa ir até o GA para acompanhar o acesso nos últimos dias. Eu ainda vou ao GA todo dia, porque há muitas outras análises importantes a se fazer, mas para muitos blogueiros e proprietários de sites essa visão simplificada tem um apelo muito prático.

Registro de Eventos

O plugin também favorece a anotação automática de Eventos para situações que antes passariam despercebidas, como o Download de um arquivo, ou o clique em um link para um site externo. Ele também facilita o acompanhamento de múltiplos domínios em uma única propriedade.

Compatibilidade da implementação fora do padrão

Eu chamo a atenção ainda para uma mudança que ele faz no código padrão do GA. O código padrão para Universal Analytics declara uma variável no JavaScript com o nome ga. Assim, se um botão do seu e-commerce precisa registrar um evento, a chamada seria algo como ga.send(). O MonsterInsights, provavelmente para aumentar a compatibilidade com outras soluções executando em duplicidade, utiliza um nome diferente: __gaTracker. Logo, se seu blog utiliza algum ponto de chamada especial ao GA, é preciso ficar atento à esta questão para não danificar o monitoramento.

Suporte ao GA4

Talvez a maior vantagem deste plugin seja o seu suporte ao GA4, um dos primeiros plugins a implementar isso com competência. E ele faz isso de forma não conflitante com a solução anterior do Universal Analytics. Ou seja, você pode com um único plugin fazer uma implantação robusta das duas versões do Analytics, até chegar em Julho/2023 quando será melhor remover o código da Universal e ficar apenas com o GA4.

O plugin novamente só precisa do código G-XXXXX do Fluxo Web da GA4 para fazer tudo. Você tem ainda a opção de informar a chave da API de mensuração, ativando um grau mais preciso de monitoramento (falo mais disso um dia desses...).

Acompanhamento de E-commerce Avançado

Se você possui uma loja WooCommerce, a versão paga deste plugin possui um módulo adicional que lida com os sinais específicos de e-commerce, permitindo o acompanhamento de vendas e desempenhos de produtos e outras coisas, o que considero imprescindível para a gestão de uma loja virtual.

O valor é um pouco alto, mas é um investimento importante e útil para WooCommercers. Outras soluções existem mas elas são ou estranhas ou suportam apenas o Acompanhamento Básico de e-commerce, e não a versão Avançada, que possui mais relatórios. A versão Básica é boa, mas a Avançada (surpresa!) é melhor.

Para quem não usa WordPress

Aqui nesse artigo eu foquei muito em Analytics para WordPress, mas é claro que o Analytics é importante para todos e praticamente todas as plataformas tem compatibilidade com eles. Para lidar com o Analytics em uma plataforma qualquer, você precisa considerar 3 coisas:

  1. Se a plataforma possui suporte nativo ao Analytics. É o caso de quase todas as soluções SaaS de e-commerce e construtores de sites. Nesse caso, basta informar o código da propriedade do Universal ou do Fluxo Web do GA4, e a plataforma faz o resto.

  2. Se você precisa de uma implantação diferenciada, por exemplo, se lida com vários domínios ou se estamos falando de uma loja virtual. Nesse caso, o melhor é adotar uma solução de alto gabarito para resolver a instalação. No Magento por exemplo, é comum comprar um plugin para isso. Em desenvolvimentos próprios, costuma-se contratar um Consultor de Analytics para orientar a implementação integrada.

  3. Se você possui acesso direto para injetar o rastreador nas páginas, ou se tem confiança para fazer isso sem quebrar o site.

Pode usar o Google Tag Manager

O Google Tag Manager é uma alternativa válida para implantar o Analytics. Assumindo que ele já esteja instalado no seu site, é possível adicionar a tag do Analytics sem mexer no código do site. Muito simples de fazer para o acompanhamento padrão, um pouco mais complicado para personalizações diversas, e praticamente inviável para e-commerce.